Gênesis 26:21-28, iluminado for um feixe de luz divina, o propósito foi consolidado. Nesse contexto, Isaque mudou-se com sua família e seus rebanhos para os termos de Gerar, no domínio dos filisteus, face uma grande fome haver se instalado sobre Canaã. Era inegável que a bênção do Senhor era sobre a vida de Isaque, chegando sua lavoura produzir a "cem por um" logo no primeiro ano e seus rebanhos se multiplicarem sobrenaturalmente. Tudo isso despertou a inveja dos filisteus e eles logo cuidaram em fechar os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, cavaram na sua época. Na seqüência, encontramos os filisteus pedindo a Isaque que fosse embora de seus domínios, pois estavam incomodados com as conquistas e a prosperidade que Deus estava dando ao Seu povo. Mas era chegado o momento de cavar novos poços, visto que sem água não conseguiriam sobreviver. Os servos de Isaque cavaram o primeiro poço e, por causa da contenda entre os pastores, o servo de Deus resolveu chamá-lo de Eseque. Em seguida, os servos cavaram outro poço e, mais uma vez, houve discussão; razão porque chamaram o poço de Sitna. Quem de nós nunca provou as águas amargas dos poços Eseque e Sitna? Tem momentos da caminhada que as lutas e adversidades teimam em nos fazer desistir, imprimindo em nossa vida as marcas do desalento e da decepção. Cavar outro poço nessas horas parece ser uma vã tentativa, algo que merece ficar fora de cogitação. Mas Isaque fez diferente, apesar das tentativas frustradas e da incessante perseguição dos filisteus. Ele se mudou dali e cavou outro poço, mas não houve discussão por causa dele. O nome que o último poço recebeu nos convida a uma pausada reflexão, em virtude da significação especial que denota. Reobote, este era o nome do terceiro poço. O nome Reobote significa "alargamento" ou "amplitude". Tem muito a ver com a fase de prosperidade que Deus reserva para aqueles que são perseverantes, que não se rendem diante das perseguições e das cenas chocantes que querem "encher" nossos olhos. Reobote é o lugar onde Deus reafirma Sua aliança para o crente (v. 23), que o crente edifica um altar e invoca o nome do Senhor. Por que não falar ainda da retratação dos inimigos, onde Deus nos honra diante de todos eles (vs. 27,28).

Passados os tempos de crise e perseguição, ou até mesmo durante eles, devemos sempre ter um "lugar espaçoso" para fazer a nossa alma descansar. Vamos decidir agora se ficamos convivendo com as agruras de Eseque e Sitna ou se cavamos um Reobote. Prefiramos a última opção. Pensemos nisso!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"O casamento é uma experiência de viver com o outro, de partilhar a luta pela vida, de caminhar juntos no cotidiano, expressão maior do amor. O amor é o sentimento mais bonito e mais forte que pode haver entre duas pessoas. O ser humano só se realiza humanamente quando conhece e pratica o verdadeiro amor. Porém, o amor necessita ser demonstrado através de gestos e de atitudes concretas, pois, ele é fruto de esforço, algo que precisa ser conquistado. Mas isso, não se torna possível em um só dia, o verdadeiro amor é o esforço de toda a vida.Segundo ErichFromm, o amor é uma atividade, e não um afeto passivo; é um “erguimento” e não uma “queda”. De modo geral, o caráter ativo do amor pode ser descrito afirmando-se que o amor, antes de tudo, consiste em dar, a não em receber”.

Amar significa aceitar o outro, exigindo esforço mútuo, paciência, humildade, sensatez, solidariedade, respeito e persistência. Também, significa saber perdoar, compreender, construir um relacionamento através do diálogo e da disponibilidade de esquecer e de recomeçar. No entanto, não se pode confundir amor com atração sexual, Amar significa aceitar o outro, exigindo esforço mútuo, paciência, humildade, sensatez, solidariedade, respeito e persistência. Também, significa saber perdoar, compreender, construir um relacionamento através do diálogo e da disponibilidade de esquecer e de recomeçar. No entanto, não se pode confundir amor com atração sexual.Para Pedro Cometti, a vida a dois oferece muitíssimas ocasiões para trocar mente e coração. No encontro com o outro ficamos nos conhecendo melhor, descobrimos aspectos da personalidade nunca dantes notados, e percebemos o que ao outro desagrada ou ofende. Quem ama de verdade se arrepende, se corrigir e. O fato é recíproco, e um casal que se ama não deixa perder as ocasiões para falar com clareza e confiança, para se perdoar e tudo recomeçar com renovado empenho.No casamento as pessoas iniciam um projeto de vida, incorporando a este projeto todos os aspectos da existência do ser humano. A partir do amor, pois quem ama deseja viver e expressar este amor de uma forma completa, na duração, na fidelidade e também na preocupação de um crescimento dinâmico e constante, com muita criatividade, onde o casal possa além de amadurecer, consiga ajudar-se mutuamente, procurando fazer a felicidade de ambos, construindo juntos uma comunidade de vida e de amor. Porém, este projeto de vida, esta comunidade de amor, precisa ser construído dia-a-dia, tendo como pano de fundo o diálogo, a compreensão, a solidariedade e o respeito, pois, na verdade, nem o casamento civil, nem tão pouco o religioso, livrará o casal dos ricos de crises, desgastes, infidelidade ou provações.Assim, amar é ter esperança. Fato que exige presença atuante, porque quem pretende ser amado, necessita amar, ser amável, de uma forma real, autêntica, não através de meras formalidades. Daí, o tornar-se um desafio em todos os níveis e setores da vida conjugal.

Finalmente, sem amor as pessoas não podem ser felizes nem proporcionar felicidade aos outros, pois, ama quem é fiel aos seus compromissos com a pessoa amada, quem renuncia ao egoísmo, quem é capaz de relacionar-se, conviver com outros semelhantes, quem realmente é capaz de compreender que o verdadeiro sentido da vida é o amor. E este amor é possível até mesmo de ser restaurado quando o casamento é a três: MARIDO, ESPOSA E JESUS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:CREIA NISSO:

:CREIA NISSO:

:DEIXANDO DEUS SER DEUS:

CONTADOR DE ACESSOS