Gênesis 26:21-28, iluminado for um feixe de luz divina, o propósito foi consolidado. Nesse contexto, Isaque mudou-se com sua família e seus rebanhos para os termos de Gerar, no domínio dos filisteus, face uma grande fome haver se instalado sobre Canaã. Era inegável que a bênção do Senhor era sobre a vida de Isaque, chegando sua lavoura produzir a "cem por um" logo no primeiro ano e seus rebanhos se multiplicarem sobrenaturalmente. Tudo isso despertou a inveja dos filisteus e eles logo cuidaram em fechar os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, cavaram na sua época. Na seqüência, encontramos os filisteus pedindo a Isaque que fosse embora de seus domínios, pois estavam incomodados com as conquistas e a prosperidade que Deus estava dando ao Seu povo. Mas era chegado o momento de cavar novos poços, visto que sem água não conseguiriam sobreviver. Os servos de Isaque cavaram o primeiro poço e, por causa da contenda entre os pastores, o servo de Deus resolveu chamá-lo de Eseque. Em seguida, os servos cavaram outro poço e, mais uma vez, houve discussão; razão porque chamaram o poço de Sitna. Quem de nós nunca provou as águas amargas dos poços Eseque e Sitna? Tem momentos da caminhada que as lutas e adversidades teimam em nos fazer desistir, imprimindo em nossa vida as marcas do desalento e da decepção. Cavar outro poço nessas horas parece ser uma vã tentativa, algo que merece ficar fora de cogitação. Mas Isaque fez diferente, apesar das tentativas frustradas e da incessante perseguição dos filisteus. Ele se mudou dali e cavou outro poço, mas não houve discussão por causa dele. O nome que o último poço recebeu nos convida a uma pausada reflexão, em virtude da significação especial que denota. Reobote, este era o nome do terceiro poço. O nome Reobote significa "alargamento" ou "amplitude". Tem muito a ver com a fase de prosperidade que Deus reserva para aqueles que são perseverantes, que não se rendem diante das perseguições e das cenas chocantes que querem "encher" nossos olhos. Reobote é o lugar onde Deus reafirma Sua aliança para o crente (v. 23), que o crente edifica um altar e invoca o nome do Senhor. Por que não falar ainda da retratação dos inimigos, onde Deus nos honra diante de todos eles (vs. 27,28).

Passados os tempos de crise e perseguição, ou até mesmo durante eles, devemos sempre ter um "lugar espaçoso" para fazer a nossa alma descansar. Vamos decidir agora se ficamos convivendo com as agruras de Eseque e Sitna ou se cavamos um Reobote. Prefiramos a última opção. Pensemos nisso!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

:HIPOTERMIA ESÍRITUAL:

O QUE É HIPOTERMIA?

A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35ºC), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32ºC, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27ºC. No entanto, há relatos de sobreviventes com temperaturas inferiores à 14ºC.A hipotermia pode ser classificada em três tipos: a aguda, subaguda e crônica.A aguda é a mais perigosa, onde há uma brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo quando a pessoa cai em um lago com gelo. A subaguda já acontece em escala de horas, comumente por permanecer em ambientes frios por longos períodos de tempo. A crônica é comumente causada por uma enfermidade. Esta enfermidade, não possui tratamento específico, devendo-se aumentar a temperatura corporal da vítima.

De ínicio, não massageie ou esfregue a vítima, não deixe a pessoa em pé e nem dê álcool, pois estas ações desviarão a circulação (que já está comprometida) dos órgãos internos, podendo agravar a situação. Chamar socorro especializado, aquecer as axilas e pernas (pode ser com garrafas com água morna envolvidas em meias), monitorar as funções vitais da vítima e estar preparado para ressuscitação cardio-pulmonar e remover a roupa molhada se tiver outra para colocar no lugar. Se a hipotermia ficou severa notavelmente e a pessoa está incoerente ou inconsciente, reaquecimento deve ser feito sob circunstâncias estritamente controladas em um hospital. Leigos devem apenas remover a vítima do ambiente gelado, dar bebida quente (não muito quente porque poderia ocasionar choque de temperatura) e levar a pessoa para o cuidado médico o mais rápido possível. Na hipotermia o reaquecimento rápido pode causar arritmia cardíaca. SINTOMASPrimeira etapa A temperatura corporal cai de 1 a 2 graus Celsius abaixo da temperatura normal. A pessoa tem arrepios, a respiração se torna rápida as mãos ficam adormecidas com dificuldade de utilizá-las para efetuar tarefas. Segunda etapa A temperatura corporal cai de 2 a 4 graus Celsius abaixo da temperatura normal.Os arrepios são mais intensos, os movimentos são lentos. As extremidades ficam azuladas, há um pouco de confusão. Apesar disto a vítima está consciente. Terceira etapa Em geral os arrepios cessam, surgem sinais de amnésia, impossibilidade de usar as mãos, diminuição do pulso e respiração. Diminuição da atividade celular. Falha dos órgãos vitais. Morte clínica CURIOSIDADENo Titanic, os passageiros morreram de hipotermia devido á temperatura da água do Norte do Atlântico

Fonte(s): http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipotermia

*NO TOCANTE A HIPOTERMIA ESPÍRITUAL:

1º Retire a pessoa do ambiente gelado;Remover a roupa molhada, se tiver outra para por;
Espiritualmente falando, é preciso estar em ambientes quentes como cultos, vigílias, estudos bíblicos para ser aquecido pela Palavra do Senhor.
2º Procure aquece-la e ou dê algo quente para ela beberAquecer as axilas e pernasNão muito quente porque poderá ocasionar choque de temperatura.O reaquecimento rápido pode causar arritimia cardíaca.
Salmos 39:3 Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo;Eclesiastes 4:11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
3º Eu diria, previna-se para os dias friosMantenha-se sempre alerta;Adquira recursos que lhe proteja;Não subestime o frio;
Não permita que a frieza do comodismo, da preguiça, do conformismo alcance você. Mas mantenha um estoque de gravetos, para que a fogueira do Espírito Santo jamais se apague.c
Ilustr: Me lembro de uma reportagem de um homem que foi escalar o maior montanha do mundo, o Pico do Hevereste, só que subiu se arriscando, não levou oxigênio, não atentou para a tempestade e se esqueceu de que o Pico era metade do caminho, pois depois de chegar, teria que ainda descer para não morrer, e por falta de preparo veio a falecer por hipotermia. (É melhor previnir que remediar, ou melhor, morrer)
Charles Spurgeon em seu livro “SPURGEON AINDA FALA”, conta de um pai na Europa Antiga que escreveu para sua filha, quando esta lhe perguntou: “Papai, está muito frio, o que fazer?1º Permaneça perto do calor / fogo
Não se afaste das reuniões de oração.Dos cultos de ensino.Não se afaste do Espírito Santo.Levítico 6:12 “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas”.Provérbios 26 : 20ª “Sem lenha, o fogo se apagará...”2º Fique perto de alguémNão quer esfriar? R=Fique perto de alguém.Viva em comunhão com os irmãosUm erro da maioria é achar que o cobertor é que esquenta, mas não, o cobertor somente armazena o calor do corpo;Salmo 133.1 “OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”.3º Mantenha-se em MovimentoPermanecer inerte no frio intenso é morte certa...O frio não deve nos deixar inertesDevemos nos mover, batalhar a boa milícia da fé.
Mova-se para o evangelismo, para a visitação, para pregar, para contribuir, para orar, e o frio não vai te pegar...Aleluia!

“Não sejais vagarosos no cuidado, mas fervorosos no espírito, servindo ao Senhor."
Rm 12:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:CREIA NISSO:

:CREIA NISSO:

:DEIXANDO DEUS SER DEUS:

CONTADOR DE ACESSOS