Gênesis 26:21-28, iluminado for um feixe de luz divina, o propósito foi consolidado. Nesse contexto, Isaque mudou-se com sua família e seus rebanhos para os termos de Gerar, no domínio dos filisteus, face uma grande fome haver se instalado sobre Canaã. Era inegável que a bênção do Senhor era sobre a vida de Isaque, chegando sua lavoura produzir a "cem por um" logo no primeiro ano e seus rebanhos se multiplicarem sobrenaturalmente. Tudo isso despertou a inveja dos filisteus e eles logo cuidaram em fechar os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, cavaram na sua época. Na seqüência, encontramos os filisteus pedindo a Isaque que fosse embora de seus domínios, pois estavam incomodados com as conquistas e a prosperidade que Deus estava dando ao Seu povo. Mas era chegado o momento de cavar novos poços, visto que sem água não conseguiriam sobreviver. Os servos de Isaque cavaram o primeiro poço e, por causa da contenda entre os pastores, o servo de Deus resolveu chamá-lo de Eseque. Em seguida, os servos cavaram outro poço e, mais uma vez, houve discussão; razão porque chamaram o poço de Sitna. Quem de nós nunca provou as águas amargas dos poços Eseque e Sitna? Tem momentos da caminhada que as lutas e adversidades teimam em nos fazer desistir, imprimindo em nossa vida as marcas do desalento e da decepção. Cavar outro poço nessas horas parece ser uma vã tentativa, algo que merece ficar fora de cogitação. Mas Isaque fez diferente, apesar das tentativas frustradas e da incessante perseguição dos filisteus. Ele se mudou dali e cavou outro poço, mas não houve discussão por causa dele. O nome que o último poço recebeu nos convida a uma pausada reflexão, em virtude da significação especial que denota. Reobote, este era o nome do terceiro poço. O nome Reobote significa "alargamento" ou "amplitude". Tem muito a ver com a fase de prosperidade que Deus reserva para aqueles que são perseverantes, que não se rendem diante das perseguições e das cenas chocantes que querem "encher" nossos olhos. Reobote é o lugar onde Deus reafirma Sua aliança para o crente (v. 23), que o crente edifica um altar e invoca o nome do Senhor. Por que não falar ainda da retratação dos inimigos, onde Deus nos honra diante de todos eles (vs. 27,28).

Passados os tempos de crise e perseguição, ou até mesmo durante eles, devemos sempre ter um "lugar espaçoso" para fazer a nossa alma descansar. Vamos decidir agora se ficamos convivendo com as agruras de Eseque e Sitna ou se cavamos um Reobote. Prefiramos a última opção. Pensemos nisso!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

:NOSSO DEUS É DEUS DE PROFUNDIDADES:

Portanto se Servimos á Ele e O conhecemos; não podemos viver superficialmente em Sua Presença.

Fico imaginando á Pedro; desde já não querendo fazer nenhum tipo de acrscentar na Palavra Do Senhor. Mas, quando convidado para andar sobre as águas. Se não houvesse dúvidas, poderia ter até dado uns mergulhos, dignos de inveja de qualquer mergulhador ou surfista.




















:DIZ ASSIM A PALAVR ADO SENHOR: Ez 47. 1-6
Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar. Fez-me sair pela porta do norte e contornar o templo do lado de fora até o pórtico exterior oriental; eu vi a água brotar do lado sul. O homem foi para o oriente com uma corda na mão: mediu mil côvados; a seguir fez-me passar na água, que me chegou até os tornozelos. Mediu ainda mil côvados e me fez atravessar a água, que me subiu até os joelhos. Mediu de novo mil côvados e fez-me atravessar a água, que me subiu até os quadris. Mediu, enfim, mil côvados; e era uma torrente que eu não podia atravessar, de tal modo as águas tinham crescido! E era preciso nadar, era um curso de água q ue não se podia passar (a vau). Viste, filho do homem? - falou-me, e me levou ao outro lado da torrente. Ora, retornando, avistei nas duas margens da torrente uma grande quantidade de árvores. Essas águas, disse-me ele, dirigem-se para a parte oriental, elas descem à planície do Jordão; elas se lançarão no mar, de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis. Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida.

:TRAZENDO PARA NOSSAS VIDAS:
Quando Deus nos chama, chama para profundidade, o começo ad água pelos artelhos nos dá o sentido de muito pouco, diante de Um Deus que é O Grande Eu Sou; concorda comigo?
Espero que sua resposta tenha sido que !SIM!...
Mas, porque mesmo sabendo disso, ainda vemos tantos irmãos nossos ainda tão duvidosos?
Preferindo viver um SUPERFICIAL ao invés de uma PROFUNDIDADE; e profundidade esta com o requinte do SOBRENATURAL De Deus. D’Ele o recurso para tornar possível a vitória! Vemos claramente isso quando na passagem Ele traz Ezequiel de volta. Após a água estar de forma que não podia atravessar, é assim em nossas vidas. Quando estamos em situação na qual seria impossível ser vitorioso, Ele vem com a sua mão der Poder e nos faz vencer. No sentido de sermos capacitados para sua obra; não é diferente. Ele nos quer assim: Com Poder que pelos nossos méritos não seria jamais possível. Verdadeiramente não seriamos capazes. Mas uma vez depositando no Senhor a nossa confiança; vemos os resultados. Que ainda nos são surpreendentes, devido ao fato de sermos um tanto quanto aquém de entender que o Nosso Deus nunca falhou e não vai falhar! Vemos Ezequiel, um ser humano crente no convite de um homem (claro sabemos que da parte do Senhor) para avançar com mesmo caminho a for ae sendo imerso em água. O ponto crucial deste feito é:
ELE NOS LEVA PROFUNDIDADE, E PERMANECE CONOSCO. AFIM DE NOS GARANTIR A VITÓRIA. VOCÊ PODE ATÉ ESTAR SUBMERSO EM ALGUAM SITUAÇÃO; SAIBA QUE SE PUSER A SUA CONFIANÇA NO SENHOR ELE TI TRARÁ Á MARGEM.
[E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado. V7]
E VOCÊ VAI CONTEMPLAR ABUNDÂNCAI DE VIDA!
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino Eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (II Pe 1. 11)
ALELUIA!

*By: Pra Márcia Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:CREIA NISSO:

:CREIA NISSO:

:DEIXANDO DEUS SER DEUS:

CONTADOR DE ACESSOS